Diário de Bordo Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela -A quarta semana
3 de outubro, Domingo
Bem, hoje dormimos até às 11 horas…
Fizemos o nosso almoço e depois fomos até à biblioteca para falarmos um pouco com a nossa família e amigos. À noite fomos jantar a casa da professora Evelyne. Foi um jantar muito agradável, no qual tivemos oportunidade para conhecer a sua família.
A professora Evelyne deu-nos a provar uma especialidade francesa, uma fatia de pão com azeitonas raladas, (e nós adorámos). Depois do jantar e de um pouco de convívio, a professora Evelyne trouxe-nos a casa por volta das 22 horas. E assim se deu por terminado o nosso Domingo.
4 de outubro, segunda-feira
Começou a nossa quarta semana de estágio aqui em França.
Hoje foi a professora Evelyne que nos levou aos locais de estágio, e como de costume tudo correu bem. Após um dia cansativo de trabalho, regressámos ao CFP e depois de jantar fomos dar mais uma pequena aula de português. Desta vez, apenas uma professora apareceu, estivemos a ensinar o básico, como se pergunta o nome, a idade, os dias da semana e os números. Depois da aula, estivemos um pouco na internet e recolhemo-nos no chalé.
5 de outubro, Terça-feira
Mais um dia que se passou… O estágio decorreu normalmente. Depois de jantarmos na cantina do CFP, fomos dar mais uma aula de português na qual, para além dos alunos que possivelmente irão a Portugal, também o segurança noturno dos chalés participou, mostrando interesse em saber um pouco da História de Portugal. Desta forma, falámos um pouco dos métodos de execução há muitos séculos, da época salazarista e um pouco da revolução do 25 de Abril.
6 de outubro, Quarta-feira
Da parte da manhã, estivemos pelo chalé e depois do meio-dia recebemos a visita da cozinheira da escola onde a Bárbara está a estagiar e da sua filha de 15 anos, sendo o objetivo conviver um pouco connosco.
Apresentámos-lhes o CFP, e depois a Malika teve a gentileza de nos levar a Gaillac ao supermercado, para fazermos umas compras, e assim aproveitou para nos apresentar a um casal seu conhecido cujo senhor é português. Mais um momento bem passado…. Regressámos ao CFP e fomos jantar à hora habitual.
7 de outubro, Quinta-feira
Mais um dia normal de estágio, à excepção da Carla que da parte de tarde foi com as crianças ao cinema ver o filme “Azur et Asmar”. Chegámos ao chalé e descansámos um pouco antes de ir jantar.
Após o jantar fomos para mais uma aula de português, desta vez demos uma aula mais descontraída pois os alunos eram poucos. Para terminar o nosso dia, regressámos ao chalé para mais uma boa noite de sono.
8 de outubro, Sexta-feira
Hoje foi um dia um pouco diferente pois só trabalhamos da parte da manhã, porque as alunas que nos iam acolher tinham de partir às 15h30. Desta forma, a professora Evelyne foi-nos buscar aos locais habituais pelas 13h00. Enquanto esperávamos pela professora, aproveitámos para dar uma pequena volta pelo centro da cidade, onde todas as sextas decorre uma pequena feira. Coincidência… Encontramos duas feirantes que são portuguesas, e uma delas até é mesmo natural da aldeia onde a Rafaela vive.
Depois de regressarmos ao CFP, preparámos as nossas malas para o fim-de-semana e partimos em direcção a Castres e Auch. Todas fomos muito bem recebidas na família que nos acolheu neste fim-de-semana.
Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela