You are currently viewing Diário de Bordo – A primeira semana

Diário de Bordo – A primeira semana

Diário de Bordo Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela -A primeira semana

12 de Setembro, Domingo

O dia da partida apresentava-se radioso, o sol brilhava, mas notava-se nos rostos de todos (alunas, pais, mães, irmãos e avós) a emoção que antecede uma separação por cinco semanas (e esta era a primeira vez!).

Depois de muitas lágrimas e de muitos abraços de despedida repetidos, lá partimos.

13 de setembro, Segunda-feira

  Fomos recebidos pelo professor Michel, subdirector do CFP, e pela sua esposa Anabela, secretária do CFP. Estes levaram-nos para o chalé 8, onde iremos ficar alojadas durante as 5 semanas do estágio.

Depois de uma noite bem dormida e de um agradável pequeno-almoço, conhecemos as instalações do CFP, assistimos a uma aula de inglês da professora Evelyne Lebon, coordenadora dos nossos estágios em França. Assim, aproveitámos para continuar a nossa preparação pedagógica, linguística e cultural, porque temos que completar 30 horas antes de iniciarmos o estágio. De seguida fomos visitar o primeiro infantário, o de Lentajou.

Da parte da tarde, visitámos mais duas das escolas onde iremos estagiar (a escola Eugénie de Guerin e a escola Catalanis) e visitámos também a Basílica de S. Michel, em Gaillac. Calmamente, percorremos algumas ruas da cidade, para melhor nos orientarmos nos próximos dias.

Quando regressámos de Gaillac, fomos ao auditório do CFP apresentar-nos à turma que em Março de 2011 irá para Portugal estagiar.

Por fim, jantámos e recolhemo-nos no nosso chalé.   

14 de Setembro, Terça-feira

             Começámos muito bem o nosso dia conhecendo a pequena cidade de Gaillac, numa visita guiada por dois professores do CFP (a professora Evelyne e o professor Michel). Como sempre, esteve connosco o professor Hilário, que nos acompanhou nestes primeiros dias.

Depois desta visita da cidade, fomos conhecer o último infantário em Brens, onde uma de nós irá estagiar.

À tarde, pelas 14h00, fomos visitar uma aldeia lindíssima e muito antiga chamada Cordes-sur-Ciel,que fica a 20 km de Gaillac. 

Pelo caminho passamos pela zona de vinhas mais conhecida e prestigiada de Gaillac.

Depois do jantar, convivemos um pouco com as alunas do CFP, no nosso chalé.

15 de Setembro, Quarta-feira

O nosso terceiro dia em França iniciou-se com uma reunião entre nós, o professor Hilário, o professor Stéphane e a professora Evelyne. Nesta reunião de trabalho, que durou quase toda a manhã, foram abordados dois temas: acertámos os pormenores da actividade que iríamos realizar durante toda a tarde com as duas turmas e combinámos como iríamos passar o nosso fim-de-semana.

Após o almoço estivemos com a turma que irá a Portugal estagiar, trocando experiências, gostos, desde música, filmes, passatempos, países e cidades conhecidas em Portugal e em França, comidas, bebidas e a descrição de um dia escolar em França e em Portugal.

À noite fomos jantar ao McDonald’s e tomar café com os nossos amigos franceses.

16 de Setembro, Quinta-feira

Neste dia estivemos pelo CFP, o nosso dia de descanso… O mais interessante deste dia, foi o facto dos nossos amigos franceses, na hora do jantar, apagarem as luzes da cantina e cantarem os parabéns à Carla, que fazia 17 anos.

Depois da hora do jantar, reunimo-nos numa sala para falarmos pela internet com os nossos familiares e amigos.

De seguida, as nossas amigas francesas vieram até ao nosso chalé e estivemos todas a dançar.

17 de Setembro, Sexta-feira

Bem, hoje foi verdadeiramente o nosso primeiro dia de estágio. Estávamos todas um pouco nervosas, mas tudo acabou por correr bem.

A professora Evelyne teve a gentileza de nos levar para as respectivas escolas de estágio. Foi também ela que nos foi buscar na hora do almoço. Almoçámos todas, Carla, Bárbara, Rafaela, Marlene, Professora Evelyne e Professora Catherine, numa pizzaria.

Da parte da tarde continuámos com o nosso trabalho, esforçando-nos para fazer o nosso melhor para termos uma boa nota.

Para concluir, o M. Chatel foi-nos buscar às escolas, acabou por ser um regresso a casa divertido porque nos perdemos.

Terminámos o nosso dia indo ao McDonald’s jantar e tomar um café.

18 de Setembro, Sábado

Hoje pudemos dormir até mais tarde, visto que estava combinado a professora Evelyne vir buscar-nos por voltas das 11h para nos levar a visitar Albi, uma cidade a 15 km de Brens. Deste modo tivemos a oportunidade de conhecer os filhos da professora, a Moly com 10 anos e o Louis com 5 anos, duas crianças muito educadas e adoráveis.

Depois de chegarmos a Albi, passeamos um pouco pelas ruas desta cidade e a professora Evelyne foi-nos mostrar onde era a catedral de Sainte-Cécile. 

De seguida a professora Evelyne foi passear com os filhos dando-nos a possibilidade de nós as quatro conhecermos a cidade, sozinhas.

Marcámos encontro às 16h30 na praça central de Albi. Entretanto, fomos almoçar a uma casa de sandes e depois fomos visitar o interior da Catedral. Quando tentámos regressar ao local de encontro combinado, perdemo-nos, mas com a ajuda de um mapa que adquirimos na loja de turismo, conseguimos encontrar o local e acabou por ser uma experiência divertida.

  Após termos encontrado a professora, fomos todos fazer umas comprinhas à loja Cache&Cache.

  Regressámos a casa por volta das 18horas e fizemos o nosso jantar. O nosso dia terminou vendo o filme Karate Kid.

Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela

Deixe um comentário