You are currently viewing Santa Cesarea Terme (Itália)

Santa Cesarea Terme (Itália)

Diário de Bordo – Mara Santos, “Seis Portugueses à descoberta de Santa Cesarea Terme”(Itália)

2 Junho 2011 – O início de uma GRANDE aventura

Este foi o dia de partida para uma grande aventura, ainda inédita a esta altura, mas que todos nós ansiávamos descobrir; o dia para nos despedirmos dos pais, dos amigos, dos namorados e namoradas…enfim, de toda a gente, para partir à descoberta de Santa Cesarea Terme, que nos acolherá durante cinco semanas.

O encontro foi no aeroporto, pelas 8h00. Após realizarmos o check-in, tirarmos a foto de grupo e despedirmo-nos dos amigos e familiares, seguimos para o local de embarque e aqui começa então a nossa longa jornada.

Após as longas viagens de avião (Porto – Roma – Brindisi), chegamos ao aeroporto de Brindisi, onde nos esperavam as pessoas que nos acompanharão durante as cinco semanas que estaremos em Itália: Gabriella Pappadá e Vittorio. Do aeroporto até Santa Cesarea Terme percorremos 95 km e chegamos então à casa onde estaremos alojados durante a nossa estada cá. Fomos muito bem recebidos pelos pais da Gabriella, que se encontravam na casa e que nos deliciaram com um “bellissimo” jantar tipicamente italiano: 1º prato – lasanha, 2º prato – rolo de carne com fiambre e sobremesa – bolo de chocolate. E assim foi um dia cansativo, passado maioritariamente no ar a viajar, mas muito bem recompensado por esta simpática família italiana.

3 Junho 2011 – Caindo no sonho da realidade  

Já estamos no segundo dia. Depois de sermos apresentados nos locais de estágio: Rafaela e Mara – Hotel Aurora, Fernandino e Bruno – Albergo Palazzo e João Andrade e João Martins – Termas de Santa Cesarea Terme, é altura de sair de casa e ver o que nos rodeia. Vestimos a roupa de banho, uns calções, uma t-shirt, calçamos uns chinelos e saímos porta fora à procura não sabíamos nós muito bem de quê. Foi então que nos deparamos com algo absolutamente fantástico, caso para dizer: “Uaaauuu”!! Deparamo-nos com uma paisagem maravilhosa “construída” pormenorizadamente com águas claras e cristalinas, falésias de cortar a respiração e um sol radioso. Decidimos ficar por aqui, estender a toalha e aproveitar o momento com tudo a que temos direito: sol, descanso e mergulhos.

Após o primeiro almoço (confeccionado por nós), fomos visitar a terra vizinha: Otranto. Passeamos pela parte histórica, passeamos junto à costa sempre acompanhados pela deslumbrante paisagem sobre o mar e ainda tivemos tempo para ir ao supermercado fazer as compras para alimentarmos seis bocas, cada uma com gostos diferentes mas lá conseguimos chegar a um acordo (tarefa nada fácil).

Como já era fim-de-semana, resolvemos ir conhecer a noite de cá. Eram 2h da manhã quando saímos de casa à procura de um bar. No centro estava tudo fechado, não se via ninguém na rua, tudo estava quieto…até que ouvimos uma música que nos despertou. Seguimos a música e confrontamo-nos com Resort Augustus de 5* estrelas, com uma piscina espectacular e onde estava um grupo de pessoas a celebrar um casamento, que por acaso tínhamos visto em Otranto. Fomos convidados a entrar pelo pai da noiva, que nos levou ao bar e nos ofereceu uma bebida a cada um. Passamos lá a nossa noite, a conviver com os convidados, a dançar e até, entre os convidados, encontramos três portugueses, do Porto, de Espinho e de Lisboa, que residiam e trabalhavam em Madrid. Voltamos a casa com uma vista do sol a nascer sobre o mar. 

4 Junho 2011 – Passear, passear, passear…

Bem, visto que a noite anterior foi longa, aproveitamos a manhã para dormir e para nos prepararmos para uma grande tarde de passeio pelas terras vizinhas. Fomos visitar Castro e Santa Maria de Leuca (última terra do “tacão” de Itália). Fizemos várias paragens, onde as paisagens eram sempre deslumbrantes: águas cristalinas e claras.

À noite comemos um grande jantar, preparado por mim (Mara), pela Rafaela e com alguma ajuda do Bruno: Massa à Bolonhesa.

5 Junho 2011 – Passeio marítimo

Hoje, mais uma vez, tivemos a oportunidade de provar algumas especialidades italianas: “orrechiere” – massa em forma de concha, frango com verdura e salada de frango, confeccionado pela mãe da Gabriella.

Após o almoço, fomos dar um passeio de barco, numa parte do mar Adriático e visitamos também algumas grutas. No fim do passeio marítimo, ainda tivemos tempo para estender a toalha, apanhar sol e dar uns mergulhos.

6 Junho 2011 – Primeiro dia de estágio…

 Este foi o primeiro dia de estágio. Eu e a Rafaela fomos apresentadas ao nosso tutor: Federico Conte e começamos o nosso dia de trabalho. Fizemos facturas, as cartas das facturas pagas ou por pagar para enviar aos clientes, aprendemos onde é que cada documento deveria ser arquivado, a tirar fotocópias e tudo isto em italiano.

Depois do trabalho, aproveitamos para descansar e para dar notícias à família e amigos.

7 Junho 2011 – Segundo dia de estágio…

Para além do que aprendemos ontem, hoje pudemos por todos esses conhecimentos à prova e em prática e ainda aprendemos a escrever um e-mail formal em italiano, com a ajuda do nosso tutor.

Depois do trabalho, fomos ter com a nossa professora que nos dá aulas de italiano e aprendemos mais umas palavrinhas novas.

Depois das aulas, a professora ofereceu-nos um jantar delicioso, mais uma vez tipicamente italiano.

8 Junho 2011 – Terceiro dia de estágio…

Mais um dia de estágio, hoje aprendemos a fazer reservas e a inserir os dados dos clientes no mapa de reservas em formato digital.

Depois do estágio, aproveitamos para apanhar uns banhos de sol em casa.

9 Junho 2011 – Quarto dia de estágio…

Hoje, no estágio aprendemos a fazer o check-in e o check-out em formato digital.

Depois do estágio, dirigimo-nos para casa da professora de italiano, para ter aulas. Depois das aulas, jantamos todos juntos, mais uma vez em casa da professora. Tivemos a oportunidade de provar várias pizzas e de nos deliciar com um gelado como sobremesa. Depois do jantar fomos assistir a um jogo de voleibol.

10 Junho 2011 – Quinto dia de estágio…

Hoje, no estágio, fizemos o check-in em papel e seguidamente passamo-lo para formato digital. Para além das outras coisas que aprendemos anteriormente.

Depois do jantar combinamos com a professora Gabriella e fomos até ao bar “triangolo Azurro” todos juntos.

11 Junho 2011 – Fim-de-semana

Hoje de manhã enquanto uns foram estagiar, os outros aproveitaram para dormir.

À tarde, como combinado, os rapazes foram jogar uma partida de futebol contra os rapazes italianos, enquanto eu e a Rafaela assistíamos e tirávamos fotos.

À noite, fomos até um bar de Lecce com a Gabriella, com o seu irmão e com um amigo do irmão. Mais tarde, enquanto uns ficaram a dormir, outros aproveitaram para se divertirem na grande reabertura da discoteca Guendalina.

12 Junho 2011 – Visita a Lecce

Hoje fomos almoçar a casa dos pais da Gabriella. Depois do almoço, levamos o Stefanno (irmão da Gabriella) à estação e em seguida fomos passear para o centro histórico de Lecce.

No centro histórico, estava a decorrer uma festa do género da “feira da tasquinhas”, onde podíamos provar gratuitamente vários produtos típicos da região e esse foi o nosso jantar.

13 Junho 2011 – Sexto dia de estágio…

Hoje durante o estágio, aprendemos a inserir digitalmente os gastos extras dos clientes no hotel, a fazer a gestão da limpeza dos quartos (se já foram ou não limpos) e ainda guiamos várias pessoas até ao bar da piscina do hotel, que está aberta ao público.

Depois do trabalho dirigimo-nos para casa. A Gabriella e uma amiga vieram ter connosco a casa, estivemos a conversar e despedimo-nos da Gabriella, pois ela parte amanhã para Roma.

14 Junho 2011 – Sétimo dia de estágio…

Hoje, no estágio, eu e a Rafaela mudamos de sector/departamento, experimentamos novas tarefas. Pois é… trocamos a “farda” de recepcionistas para a de baristas. De manhã fizemos o que já referimos anteriormente (facturas, check-in, check-out, etc.) e de tarde aprendemos novas coisas, mas desta vez no bar da piscina do hotel. Neste nosso novo sector de trabalho aprendemos novas coisas, claro está, entre elas, a tirar café (sim, tirar café é uma coisa nova para mim…mas posso-me gabar que o meu primeiro café foi tirado em Itália ). Para além disso, também fizemos alguns cocktails, servimos outro tipo de bebidas (cola, fanta, água, etc.), fizemos a reposição de bebidas e também tivemos direito a comer um gelado como recompensa.

Depois de sair do local de estágio, dirigimo-nos para casa, para às 17h00 termos a nossas habituais aulas de italiano, pela primeira vez em nossa casa. No fim da aula decidimos (todos) convidar a professora Nunziatina (professora de italiano) para na próxima quinta-feira (dia da próxima aula) jantar em nossa casa, mas não uma comida qualquer, uma comida típica da cozinha portuguesa. Felizmente aceitou o nosso convite e não duvidou dos nossos dotes culinários.

15 Junho 2011 – Oitavo dia de estágio…

Tal como ontem, hoje fomos trabalhar para o bar da piscina, mas desta vez apenas de manhã. Para além de todas as coisas que fizemos ontem, hoje aprendemos que todas as bebidas, ou sandes ou qualquer coisa que um hóspede consuma no bar, deve ser apontado numa folha (especial do hotel), com o número do quarto, com a descrição do que o hóspede consumiu e com a assinatura do hóspede, para ser entregue na recepção e, posteriormente, todos esses extras serem adicionados ao perfil digital e à conta do cliente.  

À tarde, mudamos novamente de sector, fomos para a sala-restaurante, para a preparar para o pequeno-almoço de amanhã.

Quando saímos do estágio, eu e a Rafaela fomos visitar algumas lojas e comprar algumas lembranças para oferecer a familiares e amigos.

16 Junho 2011 – Nono dia de estágio…

Faz hoje precisamente duas semanas que toda esta jornada começou; como o tempo voa…

Quando chegamos ao nosso local de estágio e depois de assinarmos a nossa folha de presença, o nosso tutor mandou-nos novamente para a sala-restaurante. Desta vez, recolhemos as louças do pequeno-almoço, trocamos as toalhas das mesas, guardamos todos os alimentos na dispensa, fizemos a reposição de bebidas e varremos o chão. Esta é a melhor parte do curso de turismo e de estagiar num hotel, porque nunca temos que ficar restritos a um sector, nunca temos que fazer sempre o mesmo horário (no nosso caso sim, porque foi assim que ficou acordado, mas de resto todos trabalham por turnos) e podemos assim desenvolver variadas competências.

Depois regressamos à recepção, onde realizamos novamente a expedição de facturas, o check-out de dois clientes e à tarde o check-in de mais dois.

Quando regressamos a casa, aproveitamos para descansar um pouco deste nosso dia cansativo e às 17h00 tivemos a nossa habitual aula de italiano.

Depois da aula de italiano, chegou a hora de pôr os nossos conhecimentos culinários à prova e cozinhar o tal prato tipicamente português, que estava prometido desde terça-feira à professora Nunziatina e ao seu marido Vittorio. E assim foi…o Diogo fez as entradas – paté de atum e tostas (que estava com uma apresentação excelente e foi pena não nos lembrarmos de tirar uma foto) – e eu e a Rafaela tratamos do prato principal, o nosso famoso “Bacalhau à Brás”. Começamos por servir as tostas e o paté, que foi muito elogiado pelos nossos convidados, mas mais elogiado ainda foi o nosso “Bacalhau à Mara e Rafaela Brás”.  A professora Nunziatina pediu a receita tanto do paté como do bacalhau, mas também pediu para levar um pouco de bacalhau à Brás porque disse ela que “estava de facto muito bom”.  E para finalizar em grande este nosso delicioso jantar (e que nos matou as saudades da gastronomia típica da nossa terra natal) foi-nos apresentado um bolo de chocolate fantástico, feito pela professora Nunziatina. E assim foi mais um dia, mas sempre diferente de todos os outros.

17 Junho 2011 – Décimo dia de estágio…

No nosso décimo dia de estágio, e como em todos os outros, chegamos ao hotel e assinamos a nossa folha de presença/pontualidade.

Esta manhã começamos por trabalhar na recepção, a arquivar vários documentos nos seus devidos lugares. A nossa segunda tarefa já foi na sala restaurante, onde ajudamos os empregados de mesa a recolher tudo do pequeno-almoço e a preparar a sala para o almoço e depois regressamos à recepção. Mais tarde, fomos entregar as cartas (que fizemos em dias anteriores) no posto dos correios para serem expedidas.

Ainda não falei sobre o nosso almoço durante os dias de estágio cá, pois não? Então “invejem-se”, porque para além de todos estes dias termos a oportunidade de desfrutar da gastronomia italiana, também, temos direito a comer entradas, primeiro prato, segundo prato e sobremesa que normalmente é gelado ou sobremesa (à nossa escolha).

Depois do nosso grande almoço no Albergo Palazzo (local onde somos muito mal habituados), regressamos ao Hotel Aurora para continuar o nosso trabalho, até às 16h00 da tarde. Esta tarde, para além de arquivarmos vários documentos, fizemos o check-in de um grupo de 8 pessoas, que ocupam 4 quartos.

No final do trabalho, eu e a Rafaela, mais uma vez fomos às compras, não porque sejamos viciadas em compras, mas porque gostamos de mimar as pessoas que nos são mais queridas e que as veremos daqui a três semanas, quando regressarmos a Portugal.

18 Junho 2011 – Trabalhar no duro…para o bronze!

Finalmente chegou o fim-de-semana. Para o aproveitar como deve ser, eu e a Rafaela acordamos por volta das 9h, vestimos o biquíni, uma t-shirt, uns calções, calçamos os chinelos e saímos de casa em direcção ao local onde fizemos um trabalho muito duro: apanhar sol, dar uns mergulhos, descansar, vislumbrar uma paisagem fantástica… existe algum trabalho mais duro e complicado do que este?

Depois deste trabalho duríssimo, que durou até às 17h30 da tarde, fomos dar uma volta pelo centro da cidade e regressamos a casa por volta das 19h30, com uma pizza para jantar.

Depois do jantar, depois de dar notícias à família, do banho tomado e da roupa cuidadosamente escolhida, saímos às 23h30 de casa e fomos ter com os nossos tutores de estágio ao Hotel Aurora para irmos à grande festa de reabertura da discoteca Malè.

Mais uma vez, regressámos a casa com o nascer do sol sobre o mar.

19 Junho 2011 – Splash!! 

Após a longa noite de ontem, acordar, hoje, foi um pesadelo. Mas o programa era tão entusiasmante que nos esquecemos do sono em casa e saímos em direcção a Galipolli por volta das 10h30, com o Vittorio. Fomos ao Parque aquático Splash. Foi um dia em grande, muito bem passado e com muita água e diversão. J Regressámos a casa por volta das 18h30. Depois do banho tomado, de comer qualquer coisa, de dar e receber notícias de Portugal, caí na cama e aproveitei para pôr as horas de descanso em dia. 

20 Junho 2011 – Décimo primeiro dia de estágio…

Mais um dia de estágio; hoje não fizemos nada de novo, apenas algumas coisas que já fizemos em dias anteriores: preparar a sala-restaurante para o almoço, facturas, fotocópias, expedição de documentação, etc…

Depois do estágio fomos dar uma pequena volta pelo centro de Santa Cesarea e regressamos a casa. Passado um quarto de hora de chegarmos, chegou o Bruno com o Alessandro e com o Emanuelle (amigos italianos), para vir buscar o equipamento para uma partida de futebol entre portugueses e italianos. Enquanto eles esperavam pelo João Andrade e pelo João Martins, que ainda estavam no seu horário de estágio, o Alessandro e o Emanuelle jogavam playstation, enquanto eu assistia a um mini concerto privado: Bruno a tocar guitarra e Rafaela a cantar. Às 19h15 chegaram então os restantes elementos para a partida de futebol e preparadas as coisas saíram de casa a caminho de Supersano e em direcção ao campo de futebol.

21 Junho 2011 – Décimo segundo dia de estágio…

Hoje é o primeiro dia de verão de 2011. Como tal, depois de preparar a sala-restaurante para o almoço e após provar um croissant acabadinho de fazer, seguimos para o bar da piscina, onde passamos a manhã e a tarde, após o nosso grande almoço. Na piscina, servimos vários cocktails e ainda tivemos a oportunidade de falar com um casal de belgas.

Depois do estágio, regressamos a casa e preparamo-nos para a nossa habitual aula de italiano. No fim da aula, o Vittorio fez o favor de nos levar a um supermercado para fazermos as compras para a semana.

22 Junho 2011 – Décimo terceiro dia de estágio…

Hoje o dia de trabalho começou e acabou na recepção com as mesmas tarefas de sempre: arquivo de documentos, expedição de facturas, check-in, check-out, etc.

Depois do horário de trabalho fomos com a Francesca ver o mercado de Poggiardo e aproveitamos para comprar uma camisa branca para usarmos na recepção. Depois fomos à lavandaria, que trabalha com hotel Aurora Benessere, entregar roupa de clientes e regressamos a casa.

23 Junho 2011 – Décimo quarto dia de estágio…

Faz hoje três semanas que seis portugueses partiram de Santo Tirso para Santa Cesarea Terme, embarcando numa grande aventura que envolve trabalho, diversão, praia, sol, mar, descanso e cansaço ao mesmo tempo, responsabilidade, convivência com pessoas de culturas diferentes, saudades, mudança de hábitos….mas TUDO ISTO VALE MUITO A PENA!!! É uma oportunidade única, que todos nós soubemos agarrar e de que agora estamos a usufruir.

Como todos os dias, eu e a Rafaela, levantamo-nos às 8h00, preparamo-nos, tomamos o pequeno-almoço e seguimos para o Hotel Aurora e del Benessere. As actividades que lá fazemos já são do vosso conhecimento, com a excepção da nova tarefa de hoje: quando fomos ao posto dos correios expedir as cartas, passamos também pela mercearia para comprar uma bebida que se encontrava em falta no hotel.

Depois do estágio regressamos a casa e tivemos a nossa habitual aula de italiano. No final da aula, a professora Nunziatina e o seu marido Vittorio, convidaram-nos para uma saída todos juntos no domingo à tarde; decidimos que iremos até Otranto para aproveitar a praia com areia, uma parte da tarde e outra para comprarmos lembranças para os que esperam por nós em Portugal (já com muitas saudades).

E assim passaram três semanas cá e agora as saudades de lá já começam a apertar, mas mesmo assim o tempo parece que voa.

24 Junho 2011 – Décimo quinto dia de estágio…

Hoje foi um dia de muito trabalho no Hotel. Este fim-de-semana vai haver um casamento em Santa Cesarea (o que é muito habitual, mesmo durante os dias da semana) e um dos hotéis escolhidos, pelos noivos, para os seus convidados pernoitarem foi o Hotel Aurora. Por isso, a lotação do Hotel esgotou e não tivemos mãos a medir a fazer check-in.

Durante a nossa hora de almoço, eu e a Rafaela aproveitamos para comprar uma prenda para a Francesca para agradecer todo o apoio e atenção que nos tem dado.

Depois do estágio regressamos a casa, mandamos notícias para Portugal, jantamos e preparamo-nos para sair.

Às 22h30, os nossos amigos italianos vieram-nos buscar e fomos até Otranto. Nunca tínhamos visto Otranto à noite, mas é lindíssimo, cheio de luz, vida, cor, música e sempre com uma paisagem fantástica: mar, areia e a baía marítima preenchida de barcos de todas as cores e feitios. Por volta da meia-noite e meia, fomos até uma praia e como tínhamos combinado fomos dar um mergulho no mar. Foi espectacular, a água era baixinha, quente e ainda podemos observar o céu cheio de estrelas. É verdade, estamos mesmo num paraíso do mediterrâneo. Nunca me tinha passado pelo pensamento que alguma vez poderia dar um mergulho à noite no mar e ainda por cima com água quente; este foi mais um momento único da nossa jornada e da minha vida.

Deixe um comentário