Diário de Bordo – A segunda semana

Diário de Bordo Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela -A segunda semana

19 de setembro, Domingo

Iniciámos o nosso domingo fazendo o almoço. Depois de almoçarmos, fomos a pé até Gaillac, mas quando lá chegamos estava tudo fechado. Entretanto, encontrámos uma pequena feira artesanal no centro da cidade e compramos algumas prendas para os nossos familiares e amigos.

Regressámos a casa por volta das 17 horas, fizemos o jantar, estivemos a conviver um pouco no chalé e fomos dormir.

20 de setembro, segunda-feira

Bem, segunda-feira, começa a nossa segunda semana de trabalho e continua o nosso estágio. Depois do pequeno-almoço, o professor Jean-Paul levou-nos aos nossos locais de estágio, mas ocorreu um pequeno incidente: o professor não conhecia bem os locais, o que fez com que a Bárbara chegasse atrasada ao trabalho. Contudo o dia de trabalho correu bem. Mas na hora de saída, às 16h30, a Rafaela teve dificuldade em encontrar o local de encontro combinado.

Depois de chegarmos ao CFP, dirigimo-nos ao chalé para descansarmos um pouco, em seguida fomos jantar e regressamos ao chalé.

21 de setembro, terça-feira

Hoje, o dia começou normalmente, como todos os outros.

A Carla cantou as músicas infantis “Atirei o Pau ao Gato” e “Todos os Patinhos”, a Rafaela cantou a música dos “Parabéns” em português, visto que uma das meninas da escola onde estagia fazia anos, a Marlene cantou e tocou na flauta a música “Pombinhas da Catrina” e cantou a música “Atirei o Pau ao Gato”, actividades estas em que as crianças participaram entusiasmadamente. Também, pela primeira vez, a Bárbara mostrou três músicas infantis portuguesas às crianças com quem está a estagiar.

Mais um dia bem passado na companhia das crianças e educadores franceses.

22 de setembro, quarta-feira

Quarta-feira, dia de descanso…

Como já é habitual neste dia da semana, aproveitámos para dormir mais um pouco. Tomámos o nosso pequeno-almoço, estivemos pelo chalé e depois fomos almoçar à cantina do CFP. Da parte da tarde fomos passear por Gaillac e lanchámos por lá. Chegámos ao chalé eram cerca de 18h00 e aguardámos pela hora do jantar no CFP. Depois do jantar fomos até à biblioteca (CDI) para falarmos com os nossos familiares e amigos, para lhes dar a conhecer as novidades.

Para terminar o nosso dia, recolhemo-nos no chalé às 22h30, hora habitual de todos se recolherem.

23 de setembro, quinta-feira

Neste dia, dá-se uma greve relacionada com os salários. Por causa desta situação, os educadores das escolas Lantajou e Catalanis fizeram greve e desta forma a Rafaela e a Carla não trabalharam. Mas para compensar, a professora Evelyne sugeriu que participássemos numa aula dela de inglês, da parte da tarde, das 15h00 às 16h00. Aceitámos de imediato a proposta. A aula acabou por ser muito interessante e divertida pois, depois de uma breve apresentação em francês à turma, fizemos um jogo de reconhecimento de figuras públicas.

Enquanto isto, na escola onde a Bárbara estagia, decorria um dia normal e na escola da Marlene igualmente, embora tivesse menos educadores e logo menos crianças. Como neste dia havia greve, a cantina da escola onde a Marlene estagia estava fechada e a D. Anabela, secretária do CFP, foi buscá-la para ela vir almoçar ao CFP.

À noite demos uma pequena aula de Português onde ensinámos os alunos franceses a falar um pouco de Português, como por exemplo, os números, saudações, entre outros.

24 de Setembro, sexta-feira

Após um dia normal de trabalho, em que se pode destacar o facto de a Marlene ter ensinado a canção infantil portuguesa “Atirei o Pau ao Gato” às crianças da escola onde estagia, regressamos ao chalé pelas 17h15 e só tivemos tempo de preparar uma pequena mala para irmos passar o fim de semana a casa de alunas do CFP.

Chegámos a casa das alunas por volta das 18h30 e fomos todas bem recebidas.

Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela

Deixe um comentário